Alabote

O Alabote

O restaurante Alabote é um dos espaços nobres da cidade da Ribeira Grande no que concerne à gastronomia, ao convívio e ao bem-estar. Com uma arquitetura que privilegia a comunhão de uma construção contemporânea e funcional com a natureza, o Alabote é constituído por dois espaços fechados, onde se privilegia a intimidade do atendimento com a degustação de uma refeição, e uma esplanada que se abre para o oceano, permitindo a fusão do prazer de comer com o ambiente marítimo envolvente, onde a contemplação do pôr - do - sol promove uma experiência inesquecível e o tempo torna-se infinito.

No seu serviço de restaurante, o Alabote propõe uma ementa inclusiva e diversificada na qual se promove os sabores, com pratos de carne, de peixe, vegetarianos ou vegan, ora mais comuns ora exclusivos da sua cozinha, porque comer poderá ser uma experiência espiritual.

Para os mais tradicionais ou para aqueles que procuram uma marca gastronómica identificativa da ilha, o Alabote propõe uma ementa onde a carne tenra de bovino livre criado nas pastagens verdejantes da ilha está, certamente, presente.

O Bife à Micaelense privilegia a interação entre o gosto, o aroma, a aparência e a ousadia do que se come através de um naco de carne açoriana, em que consistência dos sabores tradicionais da gente açoriana associa-se à intensidade da pimenta da terra e o aroma inebriante do alho. Uma combinação improvável que, todavia, surpreende.

Os Peitos de Frango com Ananás, a fruta rainha da ilha, surgem como uma alternativa à carne vermelha. Conjugando a maciez da carne de aves biológicas com a acidez adocicada de uma redução de ananás, este prato propõe-lhe um desafio ao paladar, estimulando-lhe os sentidos e redescobrindo os mecanismos sensoriais mais complexos. É uma proposta com sabor inusitado e contrastante exclusiva do Alabote.

Contudo, e numa terra abraçada e abençoada pelo mar, é com o peixe fresco que o Alabote marca diferença, conjugando na sua cozinha o melhor do mar dos Açores com o cuidado na sua confeção, em que a única dúvida que persiste será a de optar apenas por uma das propostas.

A sensação de um Folhado de Cherne está longe de se limitar ao que a língua percebe. O peixe cuidadosamente trabalhado conjuga-se com legumes biologicamente cultivados, desde os cogumelos, ao aipo e à cenoura, envolvidos na delicadeza das natas e o atrevimento do açafrão e acompanhado por um suave puré de maçã.

Como comer também é um ato emocional, na Telha de Cherne encontra a oportunidade para uma partilha de afetos em que a delicadeza da carne da abrótea se envolve com finura bacon, para mergulhar num recheio etéreo de lulas e comprometer-se com as migas de ananás e brócolos.

Sem culpa, pode preferir a audácia do Atum Braseado onde a simplicidade da técnica de confeção permite a preservação dos seus sucos naturais, garantindo-se a qualidade e a honestidade do sabor. A sua carne suculenta de tom rosado é adocicada com o melaço do açúcar mascavado, pontuada pela flor de sal e regada pelo clássico molho verde, intensificando-se o paladar com a sua textura naturalmente tenra.

Para os mais ousados ou para aqueles que preferem uma dieta baseada em alimentos de origem vegetal, o Alabote oferece a beringela recheada, a lasanha de legumes ou o arroz de caril com legumes assados.

É no Alabote que encontra um espaço singular ora para um encontro a dois, ora para um convívio alargado com amigos e família ou apenas para um momento a sós na esplanada com vista única para o Atlântico saboreando uma das sobremesas onde reina o sabor, ou um cocktail mais ou menos intenso ou simplesmente algo mais reconfortante.

Venha ao Alabote e aprecie o melhor do atendimento da sua equipa de profissionais, do espaço e da paisagem!